Verificação de Conta
Para garantir maior confiabilidade das contas do Acesso Cidadão, é necessário comprovar a autenticidade das informações por meio da verificação de conta.
Isso proporciona mais segurança para o órgão, que receberá os dados, e também para o cidadão, pois previne que os dados pessoais sejam utilizada por terceiros nõa autorizados.
Opções de Verificação de Contas
Selos Meu gov.br
O portal Meu gov.br permite a verificação no Acesso Cidadão através dos selos de confiabilidade que aplica em sua plataforma.
Os selos de confiabilidade consistem na qualificação das contas por meio de dados autorizados pelo cidadão/usuário, a partir das bases oficiais de governo.
Esses dados permitem a utilização de credenciais de acesso em sistemas internos e serviços providos ao cidadão.
As verificações aceitas pelo Acesso Cidadão são:
- Selo Ouro por Validação Biométrica: Reconhecimento de biometria pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto ou digital nas bases do governo federal.
- Selo Ouro por Certificado Digital PF: Validação dos seus dados com Certificado Digital de pessoa física compatível com ICP-Brasil.
- Selo Prata por validação de Internet Banking: Validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado.
- Selo Prata por Conta Verificada: Validação de conta no Gov.br por outros meios.
Certificado Digital
Caso o usuário possua um Certificado Digital (e-CPF ou e-CNPJ), também pode utilizá-lo para verificar a sua conta.
Com consultar as informações de verificação de conta
Quando uum usário faz autenticação no Acesso Cidadão, as informações de verificação de conta ficam disponíveis para o sistema cliente através da Api do Acesso Cidadão
Endpoints:
- get /api/verificacao/tipos
- get /api/cidadao/{sub}/verificacoes